Manuel João Gomes por Carlos Ferreiro |
16
Que vejo eu nesta página impressa? Um espelho, o meu reflexo? Fiel? Um espelho com pouco de mim, sim! Vejo os artistas que derreteram o chumbo e forjaram os tipos, que compuseram e imprimiram as frases. E os revisores de provas. E os poetas que cito, além de Alice, da gata e dos grandes clássicos do hai-kai japonês, todos fantasmais, mas tão evidentes como a tintas que escorre pelo chumbo das máquinas de imprimir, inconsistente e fantasmal. Eu estou presente, mas atrás do meu Duplo, citação de mim, homem de névoa, névoa de chumbo escorrendo pelo espelho, togas, dentadas nas máscaras em liquefacção: sou de outro mundo, tenho apenas duas dimensões, caibo entre duas folhas de um livro fechado, tenho dezassete sílabas e dei caça ao snark nas lentes dos óculos de um eléctrico às seis da tarde uso narciso na lapela toco rebeca com uma escova de dentes na vulva da gata de Carroll, violeta na coroa funerária de Adalbert von Chamisso, digo da sua sombra Peter Schlemihl, digo da sua sombra Erasmus Spikher, ou quiçá do seu reflexo no espelho de Julieta Glannegg ou o Diabo a ver o rabo no espelho da feiticeira pintada na gravata de Humpty Dumpty fálica como a de Álvaro de Campos engenheiro naval entregue à descoberta do Mundo Fundo das Sereias, espelho de Jeová, o Único que vive séculos dos séculos na contemplação lúbrica do Homem criado à imagem e semelhança da sua Omnimpotência,
Que vejo eu nesta página impressa? Um espelho, o meu reflexo? Fiel? Um espelho com pouco de mim, sim! Vejo os artistas que derreteram o chumbo e forjaram os tipos, que compuseram e imprimiram as frases. E os revisores de provas. E os poetas que cito, além de Alice, da gata e dos grandes clássicos do hai-kai japonês, todos fantasmais, mas tão evidentes como a tintas que escorre pelo chumbo das máquinas de imprimir, inconsistente e fantasmal. Eu estou presente, mas atrás do meu Duplo, citação de mim, homem de névoa, névoa de chumbo escorrendo pelo espelho, togas, dentadas nas máscaras em liquefacção: sou de outro mundo, tenho apenas duas dimensões, caibo entre duas folhas de um livro fechado, tenho dezassete sílabas e dei caça ao snark nas lentes dos óculos de um eléctrico às seis da tarde uso narciso na lapela toco rebeca com uma escova de dentes na vulva da gata de Carroll, violeta na coroa funerária de Adalbert von Chamisso, digo da sua sombra Peter Schlemihl, digo da sua sombra Erasmus Spikher, ou quiçá do seu reflexo no espelho de Julieta Glannegg ou o Diabo a ver o rabo no espelho da feiticeira pintada na gravata de Humpty Dumpty fálica como a de Álvaro de Campos engenheiro naval entregue à descoberta do Mundo Fundo das Sereias, espelho de Jeová, o Único que vive séculos dos séculos na contemplação lúbrica do Homem criado à imagem e semelhança da sua Omnimpotência,
Esta página é o reflexo de si própria. Sombra que existe num espaço, enquanto o eu que a provoca é invisível e não ocupa lugar.
Numa outra vida, nas cavernas platónicas, esta página teve corpo e alma.
Hoje é o fantasma do que foi, duplicado, aparência, negativo.
Gutenberg, o agiota, aprendeu no Espelho a reprodução através da dureza do chumbo e do esperma sépia das tintagens.
Morreu pobre e, lá do céu, projecta nestas páginas névoas de borrasca.
Só peço a Deus que não demore a Era de Off-Set, espelho dos
espelhos, reflexo fidelíssimo, Terra Prometida às caligrafias
que o Dedo de Alice e a Voz de Eco criaram no corpo de Narciso.
Canção,
se te disserem que nada disto interessa ao Interesse
Nacional,
se te disserem que o tema é já revelho,
se te disserem que regressaste à fase anal,
canção,
diz-lhes para se verem ao espelho
e não leves a mal!
Manuel João Gomes, “Almanaque dos Espelhos”, pp. 63-5, &etc, 1980, Lisboa.
Numa outra vida, nas cavernas platónicas, esta página teve corpo e alma.
Hoje é o fantasma do que foi, duplicado, aparência, negativo.
Gutenberg, o agiota, aprendeu no Espelho a reprodução através da dureza do chumbo e do esperma sépia das tintagens.
Morreu pobre e, lá do céu, projecta nestas páginas névoas de borrasca.
Só peço a Deus que não demore a Era de Off-Set, espelho dos
espelhos, reflexo fidelíssimo, Terra Prometida às caligrafias
que o Dedo de Alice e a Voz de Eco criaram no corpo de Narciso.
Canção,
se te disserem que nada disto interessa ao Interesse
Nacional,
se te disserem que o tema é já revelho,
se te disserem que regressaste à fase anal,
canção,
diz-lhes para se verem ao espelho
e não leves a mal!
Manuel João Gomes, “Almanaque dos Espelhos”, pp. 63-5, &etc, 1980, Lisboa.
1.º ponto
A MÃO DO INQUISIDOR QUANDO ESCREVE
Um Inquisidor, quando escreve, escreve no cumprimento da sua função. A escrita de um Directorium é a prática de acto útil, digamos, a fabricação de um objecto funcional. E isso, desde a capa, lombada, letras capitulares, índices, peso e formato do livro: tudo condiciona a forma de o livro se escrever.
A MÃO DO INQUISIDOR QUANDO ESCREVE
Um Inquisidor, quando escreve, escreve no cumprimento da sua função. A escrita de um Directorium é a prática de acto útil, digamos, a fabricação de um objecto funcional. E isso, desde a capa, lombada, letras capitulares, índices, peso e formato do livro: tudo condiciona a forma de o livro se escrever.
Um Directorium não é para estar na estante; é para andar em exercício debaixo do braço do Inquisidor, que o abre e consulta em pleno tribunal e em plena rua, tanto ao julgar como ao investigar – tanto ao prender como ao executar. (…)
Um Inquisidor, ao escrever um livro, não deixa de ter em mente que é também pregador. (São Domingos inventou a Ordem dos Pregadores para, pela palavra, os pôr a combater os hereges.) Um Inquisidor é portanto um polemista.
Detective e polícia, um Inquisidor dificilmente fugirá a escrever literatura policial. Carcereiro e juiz, o Inquisidor não se safa de ser um canonista, conferindo isso ao seu discurso um tom didáctico. Na sua qualidade de executor e sacerdote, necessàriamente cultivará o género psalmódico: daí um discurso profético, criador de uma linguagem que faça ponte entre a terra e o céu.
E tudo isto se envolve em um discurso polémico, como vimos.
Acrescentemos ainda – ao considerarmos concretamente o Directorium Inquisitorum que o inquisidor é um memoralista. Com efeito, Emérico escreveu já afastado dos misteres inquisitoriais, em Avinhão, nos últimos anos da vida, e no gozo da reforma que lhe dava o título de capelão do papa.
Por isso – por isso? – é o Directorium muito mais que uma colecção de cânones e decretais, sendo, como é, obra de toda uma vida e de uma muito elaborada forma de se exprimir (e oprimir).
Manuel João Gomes, in “O Manual dos Inquisidores” de Nicolau Emérico, pp. 230-231, Fernando Ribeiro de Mello | Edições Afrodite, 1972, Lisboa.
Sem comentários:
Enviar um comentário