Sérgio Almeida no Jornal de Notícia de 29 de Março de 2013
Há uma nova revista literária no Porto. Da responsabilidade das Edições Mortas, em colaboração com a Black Sun e Edições N, a Estúpida é o mais recente projeto de António S. Oliveira, editor, poeta e provocador-mor que há mais de 30 anos faz dos livros o seu modo de vida.
“Magazine com os mesmos propósitos e todas as novas tendências do desespero de quem insiste em arrancar-nos a liberdade de expressão”, como escreve o editor logo na página inicial, a Estúpida não se afasta em demasia de outras publicações lançadas ao longo desse período de tempo pelo mesmo responsável, como Última geração, mantendo o objetivo de desassossegar e inquietar espíritos.
O primeiro número, já à venda, conta com dezena e meia de autores, entre os quais Humberto Rocha, Teixeira Moita, Raul Simões Pinto, António Pedro Ribeiro e Rui Tinoco. Entre os textos incluídos há pontos de contacto, como o caráter reivindicativo e atuante, próprio de quem não se revê nos ditames da sociedade de consumo e propõe um papel mais interventivo dos intelectuais.
Com filiações estéticas próximas da Piolho, também publicada pelas Edições Mortas e Black Sun, aEstúpida apresenta algumas especificidades. A começar pelo género de eleição, a prosa, em detrimento da poesia, mas também a atenção especial concedido à fotografia e ao design.
O próximo número deverá sair em Setembro
Sem comentários:
Enviar um comentário