26/09/2019

...


Coimbra, 26 de Setembro de 1949 – Blake. Uma noitada de poesia e loucura, de que amanheci tonto e maravilhado. Nunca me aproximo deste homem sem que saia de ao pé dele meio maluco também, carregado de visões angélicas. Há outros poetas que admiro mais, e de cuja obra posso tirar um alento mais consciente e positivo. Mas nenhum me seduz tanto como este doido que nunca chegou à perdição de Hölderlin, e que pôde levar ao fim, intacto, o cristal duma vida de poeta possesso. Na sua fonte torrencial podem refrescar-se ainda todos quantos acreditam que nenhum pudor, nenhum limite e nenhuma norma devem coagir o artista.
A nossa poesia não tem loucos. Balisa-a um sentimentalismo lúcido de craveiro estacado e florido no seu poial. Só Gomes Leal se desbordou, mas sem grandeza. Por isso o superlúcido Pessoa, através de Walt Whitman, veio mergulhar neste brumoso inglês as raízes Ávidas de cósmico e de inorganizado.
A minha dúvida sobre o nosso génio nutre-se destas evidências. De companhias como as de Blake emerge-se com estrelas agarradas aos cabelos; do compadrio com Garrett sai-se com as asas depenadas.”

Miguel Torga, “Diário V” 2ª ed. Revista, pág. 50-51, Coimbra Editora, 1955.

Sem comentários: