06/02/2011

Foi mais ou menos assim...


LANÇAMENTO DA REVISTA PIOLHO N.º 3

(José Carlos Soares e A. Dasilva O.)

(Jorge Velhote a ler poemas de José Carlos Soares )


Entrevista a A. Dasilva O.
A poesia suja de um homem apaixonado dos insectos
por Francisco Mangas na secção GENTE no DN de 5-02-2011

Herberto Helder, sem querer, publica para alfarrabistas, acusa o responsável das Edições Mortas. O editor volta à "trincheira" com a 'Piolho', revista de poesia que não é produto

Como pode a frágil poesia reocupar o lugar de combate e o lado conspirativo? Numa revista despojada, que circula de mão em mão, gesto de clandestinidade à luz do dia. Eis a proposta de A. Dasilva O., velho agitador urbano, que admira a "resistência" dos insectos. A revista chama-se Piolho por esse motivo, e por um outro: o projecto foi concebido (com algum pecado, por certo) no café portuense que tem o mesmo nome.

"Regressamos à trincheira", proclama o poeta e director da nova publicação. Uma trincheira de palavras feita revista, como noutros tempos de combate e generosas utopias. Sendo assim, renega-se o gosto oficial, padronizado. "Criamos uma revista suja em termos de poesia", ponto de encontro e partilha de "várias gerações de escritores".

A Piolho propõe o combate. E, ao mesmo tempo, assume-se como lugar de sobrevivência da poética. Livre, insubmissa. Hoje, "as editoras oficiais recusam a poesia: não é produto, não vende", acusa A. Dasilva O. Recentemente, refira-se, um dos mais importantes editores portugueses decretou o fim da poesia: os poetas, se quiserem, mandam imprimir meia dúzia de exemplares para os amigos, e mais não será necessário - disse.

Nos prosaicos dias que correm, na opinião do coordenador da Piolho, apenas Herberto Helder fura o bloqueio e apresenta tiragens aceitáveis. No entanto, involuntariamente, o autor de A Cabeça entre as Mãos "publica para alfarrabistas, que esgotam a edição em poucos dias: estão à espera que o poeta morra para, depois, vender primeiras edições esgotadas".

Co-fundador da Caos, uma das primeiras rádios livres do Porto, A. Dasilva O., na poesia, ou António S. Oliveira quando a mão lhe descai para a prosa, desenvolveu diversos projectos editoriais ao longo das últimas três décadas. Criou e editou revistas como a Marquesa Negra , Última Geração ou a Voz de Deus. É responsável das Edições Mortas, editora agora quase em pousio, porque trabalhava com "cerca de 400 livrarias e outros postos de venda" que, entretanto, fecharam na sua maioria e "não pagam nem devolvem os livros".

O mesmo destino teve a sua própria livraria. A paixão dos insectos e dos livros levou-o a abrir a Pulga, no Porto, onde apenas havia espaço para obras de pequenas editoras. O projecto era mais vasto: pretendia o livreiro-poeta incentivar outros pequenos editores a abrirem a Pulga em Braga, Coimbra, Lisboa e no Algarve. A frenética ideia quedou pelo caminho. Fica na penumbra a Pulga, emerge a Piolho - "poesia suja" em capa branca, imaculada.

Uma publicação para "honrar o passado combativo, refractário e de conspiração" das revistas dos anos 60 e 70, "feitas em stencil , que circulavam debaixo das mesas". Nasceu no histórico Piolho,porque os sobreviventes cafés à moda antiga na cidade devem recuperar o espírito combativo de outrora, "partindo de conflitos estéticos".

Antes do Piolho, o lugar conspirativo de A. Dasilva O. e do seu grupo - promotores das "Conferências do Inferno" e dos "Encontros do Maldito" - , era no Magestic, mas o conhecido e belíssimo café da Rua de Santa Catarina, após a remodelação, "virou-se contra o povo".

Há três anos, com outras editoras independentes, participou numa feira do livro, realizada na Faculdade de Letras do Porto. "Os sete mil alunos e respectivos professores desprezaram por completo a iniciativa, só se vendeu alguma coisa a estudantes italianos. A verdadeira iliteracia está na Universi- dade". Mas o homem das palavras persiste, como os insectos que admira. A poesia continua.


Mais informações e vídeo do lançamento em http://www.inculta.tv/

Sem comentários: